sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A receita simples para ser feliz

Hoje ela vai dançar. Vai colocar suas sandálias prateadas altíssimas e vai dançar. Vai sentar-se naquela mesinha individual à esquerda, de frente para o palco. Quando a música começar, ela vai batendo os pés no ritmo, por debaixo da mesa, depois os ombros começam a mexer-se nesse mesmo ritmo, vai levantar-se e dançar sozinha. Já fez isso outras vezes. Acontece que ela dança tão bem, ela está tão feliz por dançar, que todos a olham, ela sabe. Nem aí. Continua dançando, na sua mágica que brilha nos rodopios e pulos de alegria do seu corpo. Vai dançar até cansar, descansar um pouco na  mesinha à esquerda do palco, depois começa tudo de novo. A saia é rodada...rodadona. Nessas noites sente-se feliz e vazia dos pensamentos que atormentam, das preocupações, das outras coisas afins. Não sente solidão, nem desejo, nem ausência, só sua presença ardente e provocante nos movimentos do corpo jeitoso. Um ou outro vem convidá-la para dançar, mas na maioria das vezes ela recusa. Uma vez aceitou o convite de um sujeito idoso e ele tacou-lhe um beijo no rosto e ganhou-lhe (isso não está certo) um tapa na cara. Mas antes ela parou de dançar - depois do beijo, e enquanto gesticulava um braço hitleriano, disse "calma ae!", e sapecou o tapa  no indivíduo. Sempre show, a Maca.

Já perceberam que tem gente que confunde as coisas.?

Outra vez, dançou com um homem alto, altíssimo, tanto que as suas sandálias salto 12 não chegavam nem ao queixo dele. Mas foi bom, ele dançava bem devagarzinho como quem estava concentrado. Não errou nenhum passo, não disse uma palavra, mas segurou-a com uma força gostosa, o que fez com que ela se sentisse segura, presa em seus braços, resultando numa dança perfeitamente harmoniosa, bonita de ver, bonita de dançar. Técnica. Ela ficou muito impressionada com esse homem, mas nem sequer sabe o nome dele. Ele talvez não queria só dançar, ou ele queria só dançar, não sabe. Parecia triste. Por que os homens solitários são tristes, por que o animal homem precisa tanto da mulher? Ora, está escrito: "farei para ti um complemento, uma companheira" e fez da sua costela (do homem). Esta explicação é perfeitamente plausível para entendermos,afinal, porque os homens quando deixam as suas mulheres ou são abandonados por ela, logo logo arranjam outra. Eles tem disponibilidade perene de costelas.

Depois de dançar, geralmente é até duas horas da manhã, volta para casa animada, cansada e ainda espantada  com a força das suas pernas e a vivacidade do seu ser. Ainda, essa palavra que odeia, soa mal aos seus ouvidos. Tira a roupa e veste a Camisola de Dormir, feliz, feliz. Liga o despertador para as cinco horas, hora local, hora de pegar o metrô. Revisa a bolsa, os trocados da passagem, estica o casaquinho preto em cima do sofá, deixa tudo OK.

Feliz como só os pássaros sabem ser, Macabéa, vai dormir.  É simples ser feliz, é a fórmula de Macabéa. É so dançar.

Nenhum comentário: