domingo, 23 de maio de 2010

Estando ela, Macabéa, A Indestrutível, sentada inutilmente sobre o banco de livros de bolso, improvisado sobre a sarjeta, comprado nas bancas de revistas e jornais (sentada, pois, sobre tão nobre assento: Dostóievsky, Cervantes, Pessoa, Machado de Assis, Niestzshe, Florbela, Clarice, entre tantos), ela e outros mendigos a mendigar somente - pois, claro, era - seus ofícios, viu brilhar no asfalto, ali è frente, bem à frente de onde estava sentada sobre sobre seu áureo banco - uma moeda de um real! De um salto arrebatou-se sobre o desejado afeto, e, claro, arrebentou-se no asfalto, debaixo das rodas de um carro veloz.

Quando acordou estava numa espécie de freezer, toda contida numa gaveta fria e não podia mover-se. O único órgão que resistia à morte, inusitado capaz de incendiar uma floresta, a língua - ela usou-a! E no mais fino grito que os mortais já deram, Macabéa gritou. Tanto que até os os mortos ali postos para congelar, descongelaram-se...

Algo incompreensível saía de sua garganta: "chamem o príncipe!" Gritos aterrorizantes, alucinados, e antes que alguem ouvisse passou-se, realmente um largo tempo, um tempo entre o tempo e a eternidade - entre o o pedido e o atendido.

Aos poucos os órgãos enregelados colaboraram e a moça pode mexer um pouco os pés, os quais bateu desesperadamente contra a lousa fria. Naquele exíguo.

Quando a retiraram estava um trapo. Tremia tanto que as pernas pareciam piriilampos assustados, era de dar medo a quem nunca experimentara a morte.

Bem, refizeram a data do enterro (sine die) e avisaram ao ex-marido. El hombre, que vivia de fazer e refazer as contas do que teria que pagar à Maca sobre os atrasados, e contando com a morte da ex-amada, já estavam arrefecidos seus ânimos covardes, - ó, qual não foi a surpresa de não saber-se viúvo de fato!

Como a criatura contava com a simpatia do Juiz, que havia comprado com a verdade absoluta de que era uma mendicante, era quase certo que obteria a vitória judicial.
O iluistre  meliante corentu, então, atabalhoadamente,  para o IML quando soube da retro fatalidade, e eis que à frente um quadro descomunal, inesquecível: a Infeliz Macabéa, Inescrutável, estava ali, sentada sobre o leito branco, descongelada, embora inda restasse um pouco da frieza mortuária em sua face. e um sorriso, não diria gélido por não repetir o tema, mas...digamos um sorriso esfriado... -  estirando-lhe a mão, a qual continha a moeda dourada, e sorri-lhe, com sua inefável ignorância e indisfarçável abestacide:
_ Olha, salvei uma prata!

Nenhum comentário: